A Selecção Nacional de Futsal voltou a demonstrar ser a melhor equipa presente no Mundialito Outdoor de Futsal 2006. Na Arena da Praia de Montegordo, a equipa comandada por Orlando Duarte voltou a dominar e ganhou na Final, o conjunto croata por 3-2. Portugal esteve em vantagem por 3-0, mas os croatas conseguiram marcar por duas vezes trazendo maior emotividade ao jogo, mas a vitória lusa nunca pareceu em causa.
Portugal levou vantagem para o intervalo (2-0)
O público português que voltou a encher a Arena, festejou o primeiro golo a meio do primeiro tempo. Aos 10 minutos, Israel colocou a equipa das Quinas em vantagem e três minutos depois, Arnaldo desferiu um potente remate para o 2-0 com que viria a terminar o primeiro tempo. |
Gonçalo foi o primeiro jogador a criar perigo através de um remate perigoso, logo no primeiro minuto. Os croatas responderam, ao minuto 2, mas João Benedito muito atento evitou males maiores para a sua baliza.
Aos 3 minutos Ivan e Arnaldo remataram à baliza do guardião croata que se opôs com duas excelentes defesas. Dois minutos depois os croatas responderam com um remate de Patrik Drndic, mas João Benedito esteve novamente em plano de destaque.
Aos 7 minutos Formiga obrigou Ivo Jukic – o guarda-redes croata – a brilhar. Dois minutos depois foi a vez de Joel Queirós tentar a sua sorte e aos 10 aconteceu novo duelo entre Formiga e Jukic com o croata a levar vantagem, tal como aconteceu aquando do remate de José Maria.
Já a vencer, Bibi, aos 12 minutos voltou a levar o perigo à área adversária, assim como Ivan que na recarga a um remate de André Lima obrigou de novo Jukic a grande atenção. Quem também voltou a brilhar na baliza lusa, foi João Benedito que por duas vezes, aos 13 e aos 15 minutos, evitou o golo adversário. Aos 15 e 16 minutos, André Lima esteve em plano de destaque. Primeiro, num remate acrobático levou a bola a rasar o poste e depois atirou à barra.
Na segunda parte a Croácia bateu-se com Portugal e até marcou mais vezes, mas a equipa das Quinas viria a vencer
Aos 23 minutos Joel, num remate forte, ampliou a vantagem para 3-o e quando tudo indicava que o jogo iria resultar em mais uma goleada para a equipa lusa, os croatas reduziram para 3-1. Duje Bajrusovic concluiu, aos 26 minutos uma jogada de contra-ataque muito bem delineada. Aos 36 minutos, Robert Grdovic marcou da marca de 10 metros, após a sexta falta dos jogadores lusos. O jogo ganhava emoção, mas os jogadores lusos souberam controlar as operações e proteger bem a sua baliza e o golo de Portugal sempre pareceu mais perto.
Equipas mostraram grande eficácia no segundo tempo
No segundo tempo as duas equipas demonstraram eficácia e dez remates com perigo que fizeram, resultaram em três golos.
Benedito brilhou na baliza aos 24 minutos. Arnaldo rematou com perigo aos 32 minutos e aos 34 minutos, foi a vez de Joel Queirós, de calcanhar, a atirar ao poste. Na recarga Ivan, o mais rematado, atirar ao lado. Ivan apareceu isolado aos 36 minutos, mas o guardião croata defendeu com o pé. O mesmo jogador ainda atirou muito perto da baliza, ao 38 e 39 minutos. Nos últimos segundos, foi a vez de Gonçalo “desperdiçar” duas boas oportunidades.
Os poucos remates desta segunda parte tiveram como causa o equilíbrio mantido na zona central do terreno.
Orlando Duarte satisfeito com prestação da equipa
O Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, em declarações ao ‘fpf.pt’, considerou que “este Mundialito foi importante, pois permitiu que a equipa estivesse junta e realizasse mais cinco jogos. O objectivo está bem definido, pois o que pretendemos é preparar da melhor forma o Europeu que se realiza em 2007 no nosso país. Neste Mundialito, o grau de dificuldade foi aumentando de jogo para jogo, mas fomos sempre a melhor equipa no rectângulo de jogo. Neste jogo tivemos algumas falhas na finalização, que é normalmente o nosso maior problema, que vamos tentar solucionar.”
Orlando Duarte demonstrou satisfação com a prestação dos seus atletas. “Os jogadores portugueses demonstraram, mais uma vez grande profissionalismo, e mereceram vencer este Mundialito, pois sem dúvida formaram o melhor conjunto da competição.” A terminar Orlando Duarte considerou que “o público que diariamente a Arena da Praia de Montegordo para apoiar a equipa lusa, é o reflexo do entusiasmo que o Futsal provoca. Este movimento neste momento está imparável e é pena que nem todos os órgãos de Comunicação Social tenham seguido com a atenção merecida este evento.”
FICHA DE JOGO Final do Mundialito Outdoor de Futsal 2006 PORTUGAL 3 – 2 CROÁCIA Local: Arena da Praia de Montegordo Árbitros: Francisco Parrinha (Portugal) e Daniel Janosevic (Croácia) 3º Árbitro: Hélder Carmo (Portugal) Cronometrista: Bento Romão (Angola)
Portugal: João Benedito (jogou toda a primeira parte); Ivan, André Lima – CAP, Gonçalo e Pedro Costa. Jogaram ainda: Bebé (jogou toda a segunda parte), Bibi, Arnaldo, Israel, , José Maria, Formiga e Joel. Não jogaram: Jony e Caturra.
Treinador: Orlando Duarte
Croácia : Ivo Jikic; Matija Dulvat, Duje Bajrusovic, Robert Grdovic – CAP, e Patrik Drndic.
Jogaram ainda: Dean Kovacevic, Matija Capar, Dragan Stankovic, Frane Despotovic, Mladen Majcan, Dean Banic, Marko Simurina e Domagoj Purgar.
Treinador: Mico Martic
Evolução do Marcador: 1-0 Israel (10’); 2-0 Arnaldo (13’); 3-0 Joel Queirós (23’); 3-1 Patrik Drndic (26’); 3-2 Robert Grdovic (36’, Livre 10 metros).
Disciplina: Cartão amarelo a Bibi (31’), a Matija Dulvat (33’) e a Patrik Drndic (37’). Fonte: www.fpf.pt
Apenas os utilizadores registados podem escrever comentários. Por favor faça o login ou registe-se. Powered by AkoComment 2.0! |