Advertisement
UEFA Futsal Cup 08/09.UEFA Futsal Cup 08/09.
02-Jul-2008||
Já se realizou o sorteio da fase de grupos da UEFA Futsal Cup 08/09, qu...
Ler Mais...
Gala FutsalPortugal.Gala FutsalPortugal.
02-Jul-2008||
Realizou-se na passada segunda-feira, a prestigiada Gala FutsalPortugal, a nos...
Ler Mais...
BI-CAMPEÃO NACIONAL!BI-CAMPEÃO NACIONAL!
30-Jun-2008||
O Benfica voltou a fazer história na sua ainda curta carreira no Futsal...
Ler Mais...

Entrevista de Beto Aranha ao Futsal Portugal.

PDF Imprimir e-mail
13-Abr-2008

Beto Aranha"se for bom reforço para o Benfica eu vou buscá-lo" Beto Aranha 

Quem anda há mais anos na modalidade já conhece tudo sobre Beto Aranha. Ao prepararmos esta entrevista tivemos a oportunidade de recordar as ultimas declarações antes da sua despedida (ver aqui) , o treinador manteve-se coerente à sua maneira de ser e agora de águia ao peito, afirma defender o clube da luz com tudo o que tiver.

Em entrevista ao FutsalPortugal Beto Aranha fala do que o fez regressar, do que encontrou e do que pretende para os encarnados.

 

Quais as razões que levaram o Beto Aranha a aceitar este convite do Benfica?

Isso é fácil de responder, o Benfica é um grande clube, é o que tem maior expressão em Portugal e atrás de tudo isto um grande projecto. Espero que a minha participação tenha um grande peso para o Clube.

O Beto Aranha foi um dos treinadores que revolucionou o Futsal no nosso país. Apontado como o treinador que trouxe o 4:0 para Portugal como vê a evolução que a modalidade teve no nosso país?

O Futsal está evoluindo em todo o planeta. A nossa modalidade está a agigantar-se, caminhando para o profissionalismo total. Logicamente que sinto que o futsal português teve  uma grande evolução, desde a primeira época em que aqui estive.

Sr. Armindo Cordeiro, Dr. Fernando Tavares e Beto AranhaMas o nível táctico patenteado pelo Beto Aranha aquando das suas últimas duas passagens por Portugal era uma das suas principais armas. Com o aperfeiçoamento das restantes equipas e treinadores neste aspecto, essa vantagem desaparece?

Houve um movimento muito importante a nível táctico em Portugal, tal como aconteceu em Espanha. Primeiro a formação de jogadores, os que agora têm 28 ou 29 anos têm uma série de conhecimentos importantes, que naquela época não tinham, o processo de formação foi seguido. Está tudo escrito, desde 1930 que o futsal de salão já existe, houve uma evolução  importante que foi a unificação das regras. A sensação que tenho depois de ter estado fora, é que existem mais clubes e o importante é que as pessoas que os dirigem, ou treinam são ex-jogadores.

O futsal são ciclos e as pessoas não se podem acomodar, a formação é o passo a seguir e essa é a grande deficiência que existe tanto aqui como em Espanha.

Depreendo então que a formação é o grande projecto que tem para o Benfica

Sim, vamos montar uma grande estrutura de formação dentro do Benfica. Todos sabemos que o Benfica é um clube que move massas, temos todas as condições logísticas para criar um grande projecto e por isso vamos preparar os coordenadores e os treinadores para trabalhar. Acredito que em pouco tempo vamos ter uma grande escola de formação aqui no Benfica.

Já falámos um pouco no sistema de jogo, a nível defensivo o Benfica defendia numa zona em Y, o Beto é um treinador que gosta mais de uma marcação directa, com poucas trocas. É por ai que vai começar a alterar?

Sim, mas o campeonato está numa fase muito adiantada. Dentro de pouco tempo vamos começar o Play-off, mas o que está claro é que esse tipo de defesa está ultrapassada. Quando se joga contra uma equipa com alguns argumentos tácticos a defesa é Y parece um coador. Logicamente é uma defesa extremamente eficaz quando se joga com equipas de menor qualidade, mas como somos ambiciosos temos de pensar que vamos jogar contra equipas muito bem preparadas. Mas é como se costuma dizer, cada mestrinho seu livrinho.

Temos falado com alguns jogadores do Benfica, que nos dizem que os treinos sofreram algumas alterações e que o Beto Aranha é muito interventivo. Como tem sentido a reacção deles a esta mudança?

No plantel existem jogadores que eu já treinei e logicamente a adaptação deles será extremamente rápida. O treino é uma questão de dinâmica e um método que eu já desenvolvi há 17 anos. Não sou o mesmo treinador nem de há 5 nem de há 10 anos, eu tive a oportunidade de treinar equipas e jogadores de todas as categorias, acredito cegamente no sistema de jogo que utilizo e a prová-lo estão os resultados que me têm acompanhado nos vários clubes por onde passei.
Qualquer equipa depois de uma troca de treinadores ao fim de 4 ou 5 anos, sente a mudança. Eu sou um treinador muito interventivo, preparo os jogos e depois vejo o que está a acontecer na partida, rectificando ou alterando a forma de jogar consoante o tipo de equipa.

Falámos à pouco das duas experiências em Portugal, hoje as realidades dos dois clubes são completamente diferentes, o Miramar luta para não descer à 3ª divisão e o Sporting será um dos seus principais adversários na conquista do titulo. Como encara essa situação?

Para mim é lamentável, porque a estrutura de formação que o Miramar montou naquela altura era invejável. Prova disso é a qualidade dos jogadores que saíram de lá, o Sporting foi uma coisa diferente, a nível de formação apenas tínhamos a equipe júnior. Agora sou do Benfica, vou dar tudo por ele e temos a estrutura preparada, completamente diferente da do Sporting e vamos conseguir montar aqui uma grande fábrica de atletas de futsal.

Quando saiu do Sporting disse que tinha sido por motivos familiares, estão ultrapassados?

Beto AranhaO Problema é que tenho uma filha que nasceu com menos valias, e naquela ocasião não consegui trazer a minha família. Nestes últimos anos a minha filha passou por uma série de tratamentos e parece que há dois meses as coisas ficaram bem melhores. A minha família agora está bem assistida e eu estou completamente centrado no trabalho que venho fazer.

O Benfica a nível interno ganhou tudo o que havia para ganhar, estamos correctos ao afirmar que objectivo para este ano ainda é ser campeão?

Claro que sim, a situação é complicada, porque os jogadores têm em cima uma carga de jogos impressionante. Mas temos de enfrentar essa situação, a partir da semana que vem os jogadores vão reintegrar o plantel durante toda a semana e logicamente teremos de trabalhar para conseguir o título. Nós temos condições para isso, sabemos das dificuldades, mas a nossa ambição é ganhar todas as provas em que entramos.

Já afirmou ser um treinador que dá muita importância aos aspectos tácticos, quem vê a equipa do Benfica jogar salta à vista aqueles momentos de liberdade que o Ricardinho tem, isso vai alterar-se?

O Ricardinho é um rapaz que tem uma qualidade invejável, eu com toda a experiência que tenho poucas vezes vi um jogador com tantos argumentos técnicos. Eu acho que o Benfica é uma equipa muito potente, mas a nível táctico tem que melhorar. Não podemos recuperar uma bola e perdê-la 4 segundos depois, logicamente que em alta velocidade a qualidade do jogador se impõe, mas permite muitas oportunidades para o adversário.
Vamos adaptar o nosso esquema, o Ricardinho para além da capacidade individual que tem no um para um, faz muitas assistências e isso é uma prova da sua visão de jogo. A liberdade tem de ser dada na hora certa e no lugar certo. Sou um treinador onde sempre prevalece a equipa, mas também sou consciente que sem capacidade individual é impossível.

O plantel do Benfica está fechado, mas um dos argumentos para esta alteração foi já começar a preparar a próxima época. Vão haver muitas mexidas no plantel?

Muitas não deve haver. Está claro que a qualidade destes jogadores é excepcional, mas a nossa equipa ainda não está equilibrada. Tivemos a contratação de um grande pivô agora, e temos de trazer um fixo. O importante é implementar o nosso esquema táctico e depois equilibrar a equipa, somos um plantel, muito bom, mas desequilibrado.

Mas já foi decidido quem ficará e quem vai sair ou isso ainda não foi tratado?

Não, isso ainda não passou na minha cabeça. Sempre procurei dar muita profundidade ao banco, rodar muito os jogadores, neste clube jogavam apenas 6 jogadores e num clube como o Benfica isso não pode acontecer.
Juntamente com o João Pedro Ferreira, vamos tomar as decisões que houver para tomar.

Temos de fazer esta pergunta, o Beto chegou a Portugal e no dia seguinte sai a noticia que um dos jogadores que o Beto mais acarinha estaria perto de ir para a luz. Houve algum fundamento na notícia do Bibi?

Não teve fundamento, sou um treinador que sempre mantive o contacto com os meus jogadores. Continuo a acompanhar os jogadores, mesmo depois de eu sair do clube. Agora podem ter a certeza de uma coisa, independentemente de ser o Bibi ou qualquer outro jogador, se for um bom reforço para o Benfica e me derem condições eu vou buscá-lo.

O FutsalPortugal agradece a disponibilidade do Beto Aranha para esta entrevista.

Comentários

Apenas os utilizadores registados podem escrever comentários.
Por favor faça o login ou registe-se.

Powered by AkoComment 2.0!

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 

Quem está Online

Temos 20 visitantes e 1 membro em linha
  • admin

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter:
Name

Email:

 


RSS Feeds