Benfica vence e convenceBenfica vence e convence
05-Jan-2009-
Para os muitos que duvidavam do real valor desta equipa aqui está uma p...
Ler Mais...
Futsal do Benfica na Futsal do Benfica na "escola"
27-Dez-2008-
A equipa de Futsal do Benfica esteve hoje presente em Penela na Escola de Futs...
Ler Mais...
Naná ingressa na equipa técnicaNaná ingressa na equipa técnica
20-Out-2008-
Fernando Paiva, mais conhecido no futsal como Naná, integra, a partir d...
Ler Mais...
Remate da bancada - A treta do fair-play. PDF Imprimir e-mail
09-Jan-2008

My game is FAIR PLAY.Passou mais uma jornada do Nacional, com muito para contar. Para começar o adiamento de 3 partidas devido à chuva/humidade, prova que a maior parte dos pavilhões já estão ultrapassados ou não têm condições para um campeonato cada vez mais competitivo.

Ainda assim, salva-se o bom senso e responsabilidade das pessoas que impedem que os espectáculos decorram em condições inseguras para os atletas.

Com o adiamento do Freixieiro-Sporting, o Benfica acaba por ganhar no passado fim-de-semana 3 pontos a todos os seus mais directos rivais, o que depois de dois dissabores, não deixa de saber muito bem.

O jogo com o Belenenses bateu todos os recordes de audiência desta época em termos de Campeonato, o que prova a expectativa e a importância que esta partida tinha. E quem ganhou, e muito bem, foi o Benfica. A ganhar desde os primeiros segundos, sempre na frente, a vitória foi apenas beliscada por algumas falhas de concentração imperdoáveis dos atletas do Benfica, mas que ainda assim não custaram os três pontos.

Hoje ocorreu-me falar de fair-play, já que até foi um treinador do Belenenses que ficou célebre com a frase “O fair-play é uma treta”. Penso que isto se aplica claramente ao que passou nesta partida. Se é muito importante saber ganhar, não menos importante é saber perder. E o Belenenses não soube perder. Nos dias imediatos a seguir ao jogo foi um chorrilho de críticas e lamentações, algumas insinuações e queixas, algumas com razão, outra sem razão nenhuma. Reclamam do lance do segundo golo do Benfica, cuja avaliação do árbitro foi clara. Marcou a primeira falta da jogada, “jogo perigoso” do atleta do Belenenses. Mas pronto, não convinha nem ao Belenenses, nem ao rei dos “comentadeiros” que prontamente tentaram manipular a opinião pública menos atenta a estes pormenores.

Mas o que mais me chamou a atenção pela negativa, foi a “confusão” que se instaurou no fim da partida. No fundo foi só o culminar daquilo que se ia prometendo durante o jogo (foram várias testas encostadas, mãos na cara…), cenas lamentáveis que tiveram origem na “temperatura” do jogo, e que talvez tenham sido o reflexo da falta de hábito de certos elementos da secção no que diz respeito a estar entre os primeiros, pois foram vários os momentos em que procuraram menosprezar o Benfica e os seus atletas, nem que fosse em jogos de pré-temporada ou torneios particulares com mais de metade da equipa do Benfica a representar Portugal, ou claro está, durante a partida do passado sábado. Dos mais exaltados naturalmente se destacaram os mais activos durante a partida em picardias com jogadores, respostas para a bancada, atitudes “contra fair-play”. Da bancada veio também uma claque que passou a segunda parte mais preocupada em insultar o Benfica e os seus jogadores, do que apoiar o Belenenses. E quanto a agressões na confusão final, houve claramente, à minha frente e da dupla de arbitragem, um pontapé de Maté em Ricardinho, que foi muito bem punido com o cartão vermelho. É que depois é desagradável abrir um jornal diário de tiragem nacional na segunda-feira e ler declarações depreciativas e acusadoras em relação a um jogador do Benfica. Porque mesmo que sejam verdade (admito, não estava a olhar tão fixamente que possa descrever com exactidão tudo o que se passou), caem por terra ao tentar fazer desculpabilizar um jogador que efectivamente, deu um pontapé no seu adversário.

Estou convicto que as pessoas dos dois clubes são experientes e saberão encarar da melhor maneira estes acontecimentos, provando o Benfica que está neste Campeonato para o ganhar, provando o Belenenses que agora também está para o ganhar. Mas antes de saber ganhar, há que saber perder. E a animosidade estará sempre presente: Benfica e Belenenses nunca se gramaram muito, e os adeptos do Benfica nunca gostaram de ser segundos. Daí o que o primeiro seja o maior rival, até esse posto pertencer ao Glorioso. Assim sendo só me resta concluir que a treta do fair-play é mesmo isso, uma treta, e não há volta a dar.

Discuta este artigo no fórum. (0Mensagens)

Comentários

Apenas os utilizadores registados podem escrever comentários.
Por favor faça o login ou registe-se.

Powered by AkoComment 2.0!

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

 
Golos FUTSAGRES

Aniversários

Vitor Bernardo
Vitor Bernardo
... vai fazer 39 anos
em 2 dias - 31. Março 2009
(* 31.03.1970)

Próximo Jogo

Classificação

Séniores
  Casa  CompletaFora
   P
Fundação Fundação23
2  Benfica Benfica23
Belenenses Belenenses22
Freixieiro Freixieiro19
Alpendorada Alpendorada19
Tabela Completa
   P
1  Benfica Benfica38
Belenenses Belenenses38
Fundação Fundação38
Freixieiro Freixieiro34
Sporting Sporting30
Tabela Completa
   P
Belenenses Belenenses16
Fundação Fundação15
Freixieiro Freixieiro15
4  Benfica Benfica15
Sporting Sporting13
Tabela Completa

Quem está Online

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter:
Name

Email:

 


Que acha do novo design do site?