A equipa do Benfica sofreu a primeira derrota no campeonato distrital de juniores mas segura a liderança na prova. No jogo que colocava frente a frente a equipa do Sporting e do Benfica levou a melhor a equipa do Sporting vencendo a partida por 6-5.
Foi um jogo bastante emotivo com algumas alternâncias no marcador acabando por ganhar a equipa que na hora de finalizar teve mais frieza. Aqui fica o comentário ao jogo feito pelo FutsalPortugal que acompanhou em directo no seu site todas as incidências da partida.
Nota de destaque para o muito público presente nas bancadas do Pavilhão Paz e Amizade em Loures.
Sporting bate Benfica em juniores
Num pavilhão com muitos espectadores (talvez mais do que ontem no Sporting vs Fundão) os jovens leões bateram as águias fruto de uma primeira parte onde foram superiores, criando muitas dificuldades aos visitantes, através de uma colocação de bola notável por parte do seu guarda-redes.
Um derby é sempre um derby nem que seja ao berlinde, mas a qualidade que estes jogadores das duas equipas já demonstram é bastante mais emocionante que um mero jogo de berlinde. Hoje viveu-se um excelente jogo de futsal, com alternância no resultado e com momentos de verdadeiro espectáculo.
Não seriamos justos se não fizéssemos algumas notas que nos parecem poder ajudar na evolução da modalidade. Primeiro a excelente arbitragem que vimos, apenas um árbitro mas que mostrou uma postura exemplar, claro que cometeu um erro ou outro, nada de grosseiro, mas a forma com deixou jogar e como elucidava os miúdos das suas decisões não merecia o que ouvia das bancadas. O que nos leva à segunda nota, temos consciência que os rapazes ainda são jovens, que ainda são os meninos das mãezinhas e dos paizinhos, mas sejamos honestos eles já têm quase 18 anos ou mais e já não precisam que nas bancadas se façam as figuras que vimos ontem. 40 minutos de ofensas verbais ao árbitro da partida, vindas de pessoas que pelos comentários que iam fazendo pouco ou nada percebiam de futsal. A formação precisa de apoios de todo o lado, precisa de público, mas atenção o público deve saber o que está a ver.
Quanto à partida revelou alguns excelentes futuros craques:
Sporting
Mário Guedes, Guarda-redes - Notável a forma como coloca a bola com os pés, mas foi entre os postes que brilhou com um conjunto de defesas muito boa
Eder, capitão, fixo - uma postura táctica assinalável, com grande leitura de jogo faltando-lhe apenas mais algum discernimento na hora de escolher o último passe.
Tiago Fernandes, pivot - forte fisicamente, com dois bons pés foi sempre um quebra cabeças para a defensiva do Benfica
Rui Romão, pivot - o jogador que mais desequilíbrios conseguiu, faltou-lhe o golo
André pires, ala - O finalizador de serviço, letal na hora de rematar.
Benfica
Diogo Lopes, Guarda-redes - Só a defesa que fez nos primeiros minutos da partida chegava para esta referência, grande momento de futsal, lançamento longo do Guarda-redes do Sporting Tiago Fernandes aparece isolado, mas Diogo Lopes faz uma defesa assombrosa. No resto do jogo fez mais algumas defesas que evitaram o golo.
Anilton, Ala - O melhor em campo, técnica, táctica, força, este jogador tem tudo para dar cartas no futuro, muito bom jogo do sub-capitão encarnado
Ricardo Lombranca, Ala - Pequenino jogador a fazer lembrar André Lima, muita raça e um conjunto de jogadas que ficaram na memória.
André Silva, pivot - Este ano Adil Amarante está a dar uma oportunidade a Ricardo Pereira o pivot tarda em afirmar-se, talvez André Silva seja o próximo a tentar colmatar essa brecha.
Filme dos golos
05'00 0-1 Livre directo com Anilton a ver que a barreira estava mal colocada e a inaugurar o marcador
08'00 1-1 Recuperação de Tiago Fernades, que serve André Pires e o jovem leão à segunda a fazer o empate
21'00 2-1 Depois de um lance que não da golo por milagre, na sequência do canto Eder coloca os leões em vantagem
25'00 3-1 Lançamento longo de Mário Guedes, Ivo campos amortece de peito para a entrada fulgurante de André Pires
27'00 3-2 Ivan reduz com uma bomba dos 10 metros
32'00 3-3 Fábio Costa consegue libertar-se na ala direita e à saída de Mário Guedes coloca-lhe a bola entre as pernas
35'30 4-3 Grande jogada de Rui Romão, e depois a finalização de Milton é de grande qualidade
41'00 4-4 Golaço de Anilton, remate de muito longe a bola bate no poste, ressalta em Mário Guedes e entra
43'00 5-4 Contraataque perfeito do Sporting, Tiago Fernandes e Rui Romão combinam muito bem, com o último a fazer o seu hat-trick
50'00 6-4 Rui Romão em esforço encontra Eder no segundo poste que marca o sexto dos Leões
53'00 6-5 Que grande golo de André Tavares, excelente trabalho a passar pelo seu opositor e depois de bico a colocar a bola no ângulo
*o minuto é corrido
Comentários dos treinadores
Jorge Monteiro (Sporting)
"Foi um jogo que era muito difícil para nós porque vínhamos de dois jogos sem ganhar, a equipa animicamente não estava muito bem, mas estávamos confiantes por aquilo que trabalhámos durante a semana. Fizemos um bom jogo e só assim é que conseguimos ganhar este jogo porque o Benfica também teve uma atitude enorme".
É o encurtar de uma distancia que era já de 5 pontos, num campeonato com duas equipas claramente uns furos acima das outras estes jogos podem decidir o campeão distrital?
"O ano passado haviam quatro equipas muito boas, nós o Benfica, o Belenenses e os Leões de porto salvo. Até ao último jogo 3 poderiam ter sido campeãs, este ano não vai acontecer isso e estes jogos podem decidir o campeão. Nós facilitámos em dois jogos em que teoricamente tínhamos a obrigação de ganhar. Ainda há muito campeonato, vamos ver o que acontece".
João Pedro Ferreira (Benfica)
"Antes de mais temos de olhar para este jogo como um exemplo, não é qualquer joga da formação que consegue colocar mais gente nas bancadas que muitos jogos da primeira divisão nacional. é sinal que a Associação de Futebol de Lisboa está bem viva e que o campeonato de juniores também. Em relação ao jogo foi um jogo com varias alternâncias no resultado, que traduz o que é o futsal, traduz o que foi o jogo e ganhou aquela equipa que teve a pontinha de sorte".
Num campeonato com duas equipas claramente uns furos acima das outras estes jogos podem decidir o campeão distrital?
" Antes pelo contrário, o campeão vai ser decidido contra as equipas mais pequenas onde alguma destas duas perder pontos. Vamos à 11ª primeira jornada, o Benfica perde com o Sporting, mas continua na frente, por isso o campeonato vai-se decidir nos outros jogos, não tenho dúvidas disso".
Apenas os utilizadores registados podem escrever comentários. Por favor faça o login ou registe-se. Powered by AkoComment 2.0! |